Eu e o Kindle

26 de outubro de 2010 § 2 Comentários

Desde que vi uma moça no trem de Londres a Windsor com um Kindle protegido por uma capa de couro vermelha, que o desejo não me deixou em paz.
Tenho minhas questões quanto a uma digitalização em massa da literatura, mas acho mesmo que o livro eletrônico representa uma grande revolução, um ponto de virada.
As minhas primeiras impressões quanto ao novo “brinquedo”:

1- É low-tech, portanto, nada intrusivo durante a leitura. Há, sim, uma conexão sem fio para uma navegação básica da Internet, mas o Kindle não é um tablet, apenas um e-reader.
2- É low-tech, mas um gadget inteligente. Com dois dicionários Oxford embutidos, permite a consulta a verbetes durante a leitura, sem sair da página. Basta mover o cursor.
3- A tecnologia da e-ink [tinta eletrônica] faz com que a leitura seja aprazível aos olhos, sem cansar. A tela é como a página de um livro.
4- Ter vários títulos num único sítio é maravilhoso para quem, como eu, gosta de ler livros diferentes ao mesmo tempo. E ele marca a última página lida automaticamente.
5- O Kindle permite sublinhados e anotações, outra maravilha.
6- Os clássicos da literatura em inglês são quase todos gratuitos. Basta ir à página da Amazon, e pronto: Jane Austen no seu hard drive, em menos de um minuto, de qualquer lugar do mundo. E, por alguns pence, Machado de Assis também.
7- As páginas da Internet podem ser lidas numa interface modo “artigo” – as colunas se ajustam ao tamanho da tela. Ou seja, a leitura de longos artigos jornalísticos e de blogs nunca foi tão confortável.
8- E, finalmente, além de não ser um tablet, o Kindle não tem relógio na página principal – pelo menos na configuração da fábrica, ele aparece na mudança de menus, mas some logo depois. O que, novamente, enfatiza essa experiência paradoxalmente orgânica da leitura.

Marcado:,

§ 2 Respostas para Eu e o Kindle

  • Isabel disse:

    Com essa descrição já não me parece assim tão mau. Parece até ter muitas vantagens. Boas leituras.
    Bjs

  • Daniela Pires disse:

    Sabe do que mais gosto? Passo muito menos tempo ao computador à noite e aos finais de semana – afinal, é para ler que me conecto nas horas em que não trabalho. E leio mais. Se eu pudesse, dava de de presente a todo mundo que gosta de ler 🙂 Estou apaixonada.
    Um beijo,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Eu e o Kindle no O Pequeno Livro do Exílio.

Meta

