A cidade criativa

17 de fevereiro de 2011 § Deixe um comentário

(© Daniela Pires, All Rights Reserved; © Daniela Pires, Todos os direitos reservados)

Acho que nunca vi os meus anseios e sentimentos em relação a uma cidade tão bem explicados como neste artigo de Pedro Pires, da Revista Alice, sobre a cidade do Porto enquanto núcleo criativo de Portugal.

Quanto aos espaços criativos, a atmosfera atemporal da cidade, quase resistente à modernidade (quase porque lhe abraça sem pudor):

“O aproveitamento de estruturas antigas, alterando-as decorativamente de forma contínua, uma abordagem orgânica e relativamente trashy, idolatrando o tempo como factor essencial para se criar um ambiente subversivo, misterioso, volátil.”

“Gosto de continuar a alimentar este imaginário – no Porto há criatividade escondida em prédios devolutos, em caves de casas particulares, em gavetas de secretárias antigas, em candeeiros colocados com aparente displicência em locais escuros.”

Seria coincidência, então?…:

“Havia (e há) em toda a cidade um carácter underground, conscientemente presente naquilo a que eu chamo as elites alternativas da cidade. Uma atitude que se revelava no conhecimento que ali se faziam coisas muito à frente, mas que nem por isso teriam que ser exibidas ostensivamente. Havia a mítica associação a Londres, por afinidade histórica, por ser uma fonte cultural, por ser admirada pelo seu cariz pop, informal e dinâmico e, já agora, pelo clima.”

Quanto a um sentimento insistente:

“Voltar ao Porto é um desejo torto. Quando lá vou sinto aquilo que posso considerar uma feliz angústia. Uma sensação que a cidade está cada vez melhor, que as pessoas estão cada vez mais interessantes, mas ao mesmo tempo continua a sentir-se a angústia que, de um momento para o outro, tudo acabe de novo.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento A cidade criativa no O Pequeno Livro do Exílio.

Meta

%d blogueiros gostam disto: